IDeAL

e-Horto de Amato Lusitano: Itinerários Didáticos em Património Regional
Ligações externas

Sobre o projeto

O projeto IDeAL tem como finalidade contribuir através da educação e de abordagens inovadoras, inclusivas e sustentáveis, apoiadas no digital, para a preservação do riquíssimo património cultural, natural e científico da região da Beira Interior. Nesse âmbito, o projeto centra-se em Amato Lusitano, médico nascido em Castelo Branco em 1511, figura ímpar da renascença europeia com uma dimensão cultural, humanista e ética incontornável. Relevar Amato Lusitano e aprofundar o conhecimento da sua obra contribui para fortalecer a identidade local, promover a sustentabilidade (social, económica, ambiental, ...) e desenvolver o sentido de responsabilidade em relação à importância da preservação de património imaterial regional.

O foco do projeto é o Horto Amato Lusitano, criado como contexto de educação não formal no âmbito do Programa Ciência Viva com a intenção de trazer à flor da memória a vida e o percurso científico de um homem que cultivou a ciência (Salvado & Cardoso, 2004). Neste espaço são cultivadas e preservadas várias espécies botânicas, muitas delas autóctones da Beira Interior, usadas em medicamentos e terapias descritas na obra Centúrias Médicas (7 volumes), de acordo com o conhecimento científico e a arte de curar da época. Ora, progressivamente, foi surgindo a necessidade de lhe dar uma vida nova e tornar este património mais apelativo e significativo para a comunidade educativa e social da cidade.  

Entendemos que as estratégias a implementar para a revitalização e conservação do legado de Amato Lusitano passam pela educação e formação das gerações mais novas e do recurso ao digital e a gamificação. Com efeito, a investigação aponta que contextos de património apresentam um grande potencial para a educação não formal, ao mesmo tempo que permitem complementar e enriquecer a educação em contexto formal. Sustenta, também, que a incorporação de recursos e conteúdos digitais oferece oportunidades para estabelecer novas formas de diálogo e interação, contribuindo para a revitalização e conservação do património através da educação. Releva-se, assim, o alinhamento do projeto com as metas 4.7 e 11.4 dos objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS 4 -Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis). 

Integração no TECHN&ART
Considerando que se pretende conjugar modos inovadores de conservação do legado de Amato Lusitano, evidenciando-se o desenvolvimento de itinerários didáticos focados nas dimensões cultural, humanista e ética de Amato Lusitano, o projeto IDeAL desenvolve-se na interseção de duas linhas temáticas do TECHN&ART, a saber “Conservação e Restauro” e “Didática, Tecnologia e Comunicação”.

Problemática e objetivos
Definiu-se como questão orientadora do projeto: Como conjugar o digital com experiências educativas em contexto de património?
Para dar resposta a esta questão traçaram-se os seguintes objetivos: 
Intervir em contexto de património cultural através do desenvolvimento de recursos e conteúdos digitais (RCD) sobre Amato Lusitano e a sua obra, no sentido de o preservar e tornar acessível às gerações contemporâneas.
Analisar o contributo dos RCD para potenciar interações com o património e promover aprendizagens ativas e significativas; 
Avaliar o impacto dos RCD para o desenvolvimento de competências de planificação e implementação de estratégias de ensino-aprendizagem interdisciplinares e valorizadoras do património (em futuros profissionais de ensino e educação). 

Metodologia
O projeto será conduzido utilizando a metodologia de investigação DBR (Design-Based Research), que permite uma abordagem integrada entre investigação e prática. Esta opção dá resposta aos eixos de centralidade e objetivos do projeto - identificar, analisar e promover práticas digitais e de gamificação inovadoras em contextos de património temático. Através da experimentação e reformulação contínua das propostas digitais, o projeto visa melhorar a experiência nas atividades desenvolvidas no Horto de Amato Lusitano, bem como potenciar o envolvimento cognitivo e afetivo de futuros profissionais de educação. A colaboração com intervenientes-chave e a avaliação contínua da eficácia da intervenção garantirão o desenvolvimento de propostas tecnológicas e de gamificação relevantes e efetivas.

Dada a natureza do problema, adota-se uma abordagem de pendor predominantemente qualitativo, descritiva e interpretativa, apoiada em técnicas de observação, inquirição e análise documental. A análise de dados será orientada pela definição de categorias de análise suportadas no quadro teórico de referência. 

O plano de execução do projeto prevê o aprofundamento do conhecimento do contexto de património escolhido, a conceção e desenvolvimento da intervenção no Horto Amato Lusitano através do desenvolvimento de conteúdos didáticos suportados no digital e, por fim, a avaliação da qualidade das propostas de intervenção, com vista a responder à questão norteadora do projeto.

São esperados os seguintes resultados societais: 
-A disponibilização de recursos e conteúdos digitais desenvolvidos e validados no projeto permitirá apoiar a organização e realização de atividades educativas centradas no legado de Amato Lusitano, numa perspetiva de interação entre aprendizagens em contextos de educação formal e não formal.
-O documentário sobre Amato Lusitano pretende proporcionar uma perspetiva abrangente sobre a sua vida e obra, destacando as suas facetas de homem de ciência e humanista. Espera-se que contribua para a conservação e valorização do património regional.
-A base de dados sobre as espécies botânicas referidas na obra Centúrias Médicas e os respetivos usos terapêuticos pretende constituir-se como um recurso valioso para investigadores, estudantes e outros interessados, bem como para a história da ciência.

Referência: CFPI2023/04
Eixo principal de investigação: Valorizaçã do Património Cultural
Financiamento: 9 250,00€
Âmbito: Nacional

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