Tradigital

Instrumentos digitais inspirados em instrumentos tradicionais
Ligações externas

Sobre o projeto

O projeto Tradigital parte da intenção de aliar a herança cultural da sonoridade dos instrumentos de origem tradicional às novas tecnologias de criação de novas interfaces de expressão musical e novos instrumentos digitais. Pretende-se com este projeto desenvolver dois protótipos de instrumentos digitais inspirados em instrumentos tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento de novos meios para a expressão musical potenciados por tecnologias recentes de computação física, de computação musical e sonora, bem como de novas abordagens e estratégias de interface humano-computador e geração automática de música.  Este projeto irá contribuir ainda para o estudo e caracterização de instrumentos tradicionais, através de uma abordagem científica à análise das propriedades acústicas e organológicas dos instrumentos estudados.

Como aliar a herança cultural da sonoridade dos instrumentos de origem tradicional à criação de novas interfaces de expressão musical e novos instrumentos digitais. 

Esta proposta surge na confluência de um conjunto de condições, fatores e interesses académicos e científicos existentes no IPCB, e nomeadamente na ESART e dos investigadores participantes nesta proposta, que cremos ser auspicioso para a realização deste projeto. Mais precisamente:
- A existência na ESART um curso dedicado às tecnologias da música (curso de Música Eletrónica e Produção Musical) com recursos técnicos e de pessoal com conhecimentos e prática na gravação e tratamento de som, programação musical e o desenvolvimento de sistemas musicais interativos; 
- A existência de uma cultura musical tradicional rica e ativa na região das Beiras, com a qual a ESART tem fortes ligações, através de projetos artísticos e de investigação, contando ainda com diversos professores, alunos e ex-alunos que são participantes ativos no meio musical local;
- A existência de um ensemble de música eletrónica experimental no curso de Música Eletrónica e Produção Musical, que tem como prática corrente a utilização de tecnologias e construção de instrumentos acústicos, eletrónicos ou digitais, para a composição e performance em concerto;
- A recente criação na ESART de um laboratório dedicado à área dos média digitais, representada no recente mestrado em Produção para Média Digitais da ESART, irá providenciar um local central de confluência de tecnologias, projetos e massa crítica, que será o contexto ideal para este tipo de projetos;
- A existência de parcerias institucionais entre o IPCB e a UNEX – Universidade de Extremadura, que conta com diversas ações e projetos de investigação relacionados com fortes raízes de música tradicional existentes na região. 

O projeto estará estruturado em seis tarefas:
O desenvolvimento dos trabalhos será acompanhado com reuniões de trabalho presenciais ou online durante as fases iniciais com os parceiros do INET e da UEx. Serão também analisadas propostas ou oportunidades que possam entretanto surgir por parte dos parceiros, de forma a potenciar aplicações e resultados que possam não estar presentes nesta proposta inicial, e que possam deixar oportunidades para desenvolvimentos futuros.
Será realizado um encontro temático nas áreas envolvidas do projeto, com oradores convidados.

Os trabalhos serão organizados em 6 tarefas:

Tarefa 1 – Pesquisa e seleção da instrumentária local da Beira interior e Extremadura (ES).
1.1 Pesquisa da instrumentária local
1.2 Caracterização e seleção dos objetos de estudo

Tarefa 2 – Gravação áudio dos instrumentos selecionados; 

Tarefa 3 – Digitalização 3D e realização de medições morfológicas, vibracionais e acústicas

Tarefa 4 – Desenvolvimento de dois instrumentos digitais
4.1 Desenvolvimento dos instrumentos digitais
4.2 Design de equipamento

Tarefa 5 – Produção de documentos de registo e comunicação

Tarefa 6 – Testes e aferição dos resultados
6.1 Testes
6.2 Aferição dos resultados

Integração no Techn&Art
Este projeto integra-se na área de Humanidades Digitais e Artes do centro Techn&Art, nomeadamente na linha temática de Valorização do Património Artístico e Cultural - Design e Inovação. Contribui para a valorização do património cultural, pelo desenvolvimento de propostas inovadoras que unem as práticas tradicionais às novas tecnologias, potenciando a recriação e inclusão dos instrumentos tradicionais em novos contextos de utilização.

Resultados esperados
1 - Os protótipos a desenvolver serão testados e apresentados em contexto de performance musical, integrando o EME – Ensemble de Música Eletrónica da ESART.
2 - Pretende-se, ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, pontuar as duas fases principais de desenvolvimento - nomeadamente no final da tarefa 3 e no final da tarefa 6 – (milestones 1 e 2) com publicações científicas em contextos pertinentes e relevantes, e ainda com a organização de uma jornada científica de um dia com oradores convidados.
Sendo este um primeiro projeto nesta área no IPCB, pretende-se ainda durante o desenvolvimento estudar possíveis ramificações e expansões a este projeto, estudando outras possibilidades de aplicação deste tipo de instrumentos digitais, entre os intervenientes no projeto e junto de possíveis parceiros externos.

Referência: CFPI2023/07
Eixo principal de investigação: Valorizaçã do Património Cultural
Financiamento: 12 000€
Âmbito: Nacional

©Instituto Politécnico de Tomar | Todos os direitos reservados | Copyright